Ciência, Tecnologia e Inovação como eixos transversais da agenda global de desenvolvimento sustentável e inclusivo até 2030.
Sob o título «Transformar nossa Região: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável», o Fórum CILAC é concebido como um contributo para a implementação da Agenda 2030 recentemente assinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A UNESCO é a agência especializada do Sistema das Nações Unidas para cinco grandes áreas vitais para o desenvolvimento humano e sustentável: educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicação e informação.
Para contribuir para o avanço desses temas gerais, a UNESCO opera a partir de cinco estratégias, incluindo o laboratório de ideias, onde esta série de documentos de política está localizada.
Esses documentos, preparados por alguns dos principais especialistas em seus respectivos campos de conhecimento, procuram sublinhar conceitos, ideias e desafios-chave em cinco áreas principais para o trinômio Ciência, Tecnologia e Inovação.
Los ritmos de las políticas CTI y de sus paradigmas tecno-económicos / organizacionales en ALC (1945- 2030)
Guillermo A. Lemarchand (UNESCO / CILAC, 2016)
Universidades para el desarrollo
Rodrigo Arocena y Judith Sutz (UDELAR / UNESCO / CILAC, 2016)
Educación científica.
Beatriz Macedo (UNESCO / CILAC, 2016)
La ciencia para el desarrollo sostenible (Agenda 2030).
Hebe Vessuri (UNESCO / CILAC, 2016).
Science for Sustainable Development (Agenda 2030).
Hebe Vessuri (UNESCO / CILAC, 2016)
Políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación Sustentable e Inclusiva en América Latina.
Isabel Bortagaray (UNESCO / CILAC, 2016)