O Que é CILAC?

O Fórum Aberto de Ciências da América Latina e do Caribe está instalado como um espaço regional de debate e intercâmbio, e será organizado a cada dois anos de forma itinerante em diferentes cidades da região. Ao mesmo tempo, busca estabelecer-se como uma plataforma para definir posições comuns em torno de uma agenda científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento sustentável e para levar a voz da região ao escopo global do World Science Forum.

 

Uma iniciativa única que busca promover o diálogo positivo entre ciências, políticas e cidadania para melhores cenários de desenvolvimento de nossos povos. A CILAC se trata de uma conferência única que liga futuros pesquisadores jovens empreendedores com líderes empresariais e corporativos, visionários e inovadores com políticos, artistas, designers, inventores e engenheiros, jornalistas científicos e centros de pesquisa e divulgação científica…Todos eles convocados pelos enormes desafios do nosso tempo, que exigem a colaboração interdisciplinar e multilateral de toda a sociedade latino-americana e caribenha.

A CILAC apresenta um diálogo multi-atoral, com as Conferências Plenárias de especialistas renomados da região e do mundo.

O Fórum Aberto de Ciências com um caráter de diálogo multilateral, com as Conferências Plenárias de especialistas renomados da região e do mundo, bem como Sessões Temáticas e Eventos Paralelos, que incluem Ministros, Reitores de universidades, empresários, cientistas, pesquisadores, inovadores, representantes de organizações internacionais e não governamentais, e outros atores relevantes da sociedade civil.

Simultaneamente, nos espaços públicos da Cidade do Panamá, é celebrada a Cidade Aberta para a Ciência.

Serão realizadas Atividades Descentralizadas para a divulgação da ciência e as conexões entre ciência, cultura e sociedade, convidando os cidadãos a se unirem à ciência, tecnologia e inovação, através da cultura e das artes, incluindo teatro, dança, palestras informais, apresentações e demonstrações. O programa inclui exposição de cartazes, instalação de stands institucionais e realização de visitas técnicas para participantes interessados.

CILAC constitui uma reunião plural, coerente e articulada de atividades de reflexão múltipla e propostas da região latino-americana no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030.

É por isso que o Fórum CILAC convida vários atores, conectando a sociedade civil com ciêntistas, academia, organizações de cooperação, setor privado e governos de todas as regiões para pensar em conjunto o futuro. Desta forma, a CILAC tornou-se um evento global, com a participação de colegas e organizações de todos os continentes, que busca contribuir para o desenho de uma estratégia planetária a favor da ciência para o desenvolvimento sustentável.

Objetivos

O principal objetivo do Fórum Aberto de Ciências da América Latina e do Caribe é criar um espaço dinâmico e inclusivo para debater, planejar e monitorar entre todos os atores envolvidos – governo, universidades, empresas, pesquisadores, setor social – integração científica e tecnológica da região e o papel do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) para o desenvolvimento sustentável da região.

O fórum oferece um espaço único para alinhar as prioridades regionais e as políticas das diversas organizações (internacionais e regionais), bem como agências de cooperação bilaterais e multilaterais ativas em ciência e tecnologia, juntamente com sistemas de educação e pesquisa. Ao mesmo tempo, através do Fórum, pretendemos aumentar significativamente o processo de gestação, desenvolvimento e consolidação do Espaço de Ensino Superior Latino-Americano e do Caribe (ELACES).